domingo, 28 de setembro de 2008

Livro Didático

Historicamente podemos observar que, com a invenção da imprensa no final da Idade Média, a impressão de textos tornou-se mais acessível a muitas pessoas, o hábito de ler sempre foi uma forma de preencher a solidão do ser humano. Antigamente, talvez, lia-se mais porque não havia tantos atrativos quanto hoje. A democratização da leitura só ocorreu com o advento da sociedade burguesa, quando maior parcela da população começou a ser alfabetizada e pôde ter acesso aos livros e a outros impressos. São no projeto de ensino do professor segundo Roxane Rojo lembra que é importantíssimo para fornecer artifícios para os alunos aprenderem, na prática escolar, a fazer escolhas éticas. Alguns educadores acham que o livro didático tem sido o grande vilão do ensino no Brasil. Diante dos grandes problemas educacionais, dos Parâmetros Curriculares Nacionais e do baixo desempenho dos alunos em testes padronizados, muitos educadores chegam até apontarem o livro didático como o grande obstáculo a impedir mudanças significativas nas salas de aula. Vejo que o livro didático é discutido como suporte para a melhoria do ensino aprendizagem e não com alguns educadores colocam, como sendo um dos vilões do momento ruim que a educação atravessa. Acho que a partir daí, discute-se o livro didático como suporte de textos ou como discurso de autor em gênero didático, abordando três modos de usar o livro muito freqüentes em sala de aula: o livro como arquivo de textos e propostas; o livro de capa a capa, ou uma escolha observando os demais critérios necessários para um livro de suporte em sala de aula observando a seleção para uso de textos e das possibilidades de aprendizagem. Segundo Clare, (2002, s/p), a situação começa a se transformar ainda na década de 60, quando se firma o processo de democratização de acesso da população à escola, em conseqüência de um novo modelo econômico. Trata-se de novas condições sociopolíticas, mas só a partir da década de 70 do século passado, os livros são encontrados com mais facilidade nas escolas, isso se deu pela reforma da educação e da estrutura curricular quando o processo de democratização da educação. Para se fazer uma boa escolha do livro deve-se levar em conta o processo cultural que envolve cada região, e é necessário estarmos atentos às necessidades do ensino e as possibilidades de aprendizagem dos alunos, devem seguir a dois conjuntos de critérios: o das necessidades de ensino e o das possibilidades de aprendizagem, esse é um momento muito especial, precisamos afastar do aluno livros que direcionem o pensamento não dando oportunidade ao aluno para desenvolver suas capacidades. ROJO ROXANE , texto livro em sala de aula: Como Usar, disponível em http://www.tvebrasil.com.br/SALTO/boletins2005/mdeu/tetxt3.htm de http://www.webeduc.mec.gov.br/midiaseducacao/modulo4/metodologia_certificado.html http://www.webeduc.mec.gov.br/midiaseducacao/modulo4/e1_assuntos_a3.html

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