De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, espera-se que os alunos, ao ingressarem no Ensino Fundamental (5.a a 8.a série), possuam uma série de conhecimentos sobre movimento, corpo e cultura corporal, fruto da experiência pessoal, das vivências diárias no seu ciclo escolar e das informações adquiridas através dos meios de comunicação.
Esses jovens estão no início da adolescência, uma época de transição entre a infância e a idade adulta em que existem mudanças significativas em quase todos os aspectos e em que a imaturidade emocional é constante. O adolescente deseja se sobressair naquilo que se julga melhor e se esquiva daquilo que não domina, apresenta rápidas alterações de humor e passa por um período de negativismo, especialmente com os pais, existindo muitos confrontos quanto aos limites por estes impostos. Nessa fase também, ele assimila uma enorme quantidade de experiências físicas, sociais e intelectuais, ficando em estado de desequilíbrio até incorporar todas as mudanças.
Cabe ao professor de Educação Física aproveitar todas essas características e experiências dos alunos para estimulá-los a desenvolver habilidades que não vão adquirir fora da escola. Para isso, as aulas devem ser prazerosas, informativas e contextualizadas, abordando conteúdos em forma de jogos, exercícios, atividades rítmicas, danças, lutas, ginásticas e brincadeiras.
A aula no Ensino Fundamental deve incentivar os alunos a participar de atividades que envolvem movimentos corporais, criar relações equilibradas e construtivas com os colegas, sem qualquer forma de discriminação, e valorizar atitudes de respeito mútuo, dignidade e solidariedade em situações esportivas e lúdicas. Deve também transmitir informações sobre hábitos saudáveis de vida, despertando o gosto pela atividade física.
Há uma preocupação dos professores em desenvolver as habilidades esportivas, mas isso deve ser feito gradativamente, respeitando o crescimento dos adolescentes. Uma boa seqüência é desenvolver nas séries iniciais (5ª e 6ª série) os fundamentos de cada modalidade de uma maneira geral para que os alunos tenham a oportunidade de conhecer e vivenciar todos eles. Já nas séries finais (7ª e 8ª série) pode-se trabalhar os esportes de uma maneira mais específica, tendo a preocupação com a tática e a técnica mais apurada.
Deve-se utilizar os fundamentos esportivos para criar situações que possam desenvolver nos alunos conceitos fundamentais como respeito, companheirismo, amizade, fraternidade, além de valências físicas específicas: força, velocidade, resistência aeróbia e anaeróbia, entre outras.
Para tentar aumentar o interesse dos alunos de 5ª a 8ª série pelas aulas de Educação Física, os professores devem desenvolver temas e atividades que melhorem as capacidades físicas dos alunos e ajudem no seu desenvolvimento pessoal, mostrando, assim, a importância da disciplina nessas séries do Ensino Fundamental.
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Um comentário:
Oi Gaspar
Sobre essa postagem da Educação Física, leia a revista Nova Escola que tem Machado de Assis na capa. Nesta edição você vai ver uma boa reportagem sobre o assunto.
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